MEDIÇÃO DE VAZÃO DE GASES EM COMPRESSORES DA REFINARIA RLAM

 em Notícias, Tecnologias

Mais uma vez a Hirsa se consagra como referência em soluções para automação, vazão e nível. Desta vez, destacando-se na medição de vazão de gases úmidos e secos nos compressores da Refinaria Landulpho Alves – RLAM na Bahia.
A tecnologia VCONE foi utilizada para medição de vazão de ar e gases de processo nos dutos de grande diâmetro, aplicado na sucção e na descarga de compressores (ANTI-SURGE) onde a dificuldade era encontrar um medidor que proporcionasse baixíssima perda de carga, uma vez que a pressão de operação é de 0,98 Bar a.
Como solução para essa aplicação, onde havia também limitação para o uso de trechos retos a montante e a jusante, foi o uso do elemento primário deprimôgênio VCONE de 30”, proporcionando assim uma leitura na faixa de 2% de incerteza com repetitividade de 0,1%.
Uma outra aplicação importante também apresentada à RLAM foi feita para a medição de vazão de gás na U-39, onde foi utilizado o VCONE de 36” para medir a vazão desse gás na sucção e na descarga do compressor J-3902.